Toda a população pode participar e comprar os produtos comercializados pelos estudantes. A iniciativa marca a conclusão das atividades desenvolvidas ao longo do ano em parceria com o Sebrae
14 Feiras do Empreendedorismo são realizadas em unidades escolares ligadas à Rede Municipal de Ensino na Estância Turística de Barretos neste mês. As feiras marcam a conclusão das atividades desenvolvidas com os alunos nessas unidades ao longo do ano por meio do Projeto Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), uma iniciativa do Sebrae desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe).
A iniciativa busca apresentar desde cedo os benefícios do empreendedorismo e estimular nos pequenos habilidades como criatividade, autonomia, trabalho em equipe e resolução de problemas por meio de atividades práticas. A educação empreendedora é trabalhada com os alunos por meio de apostila, levando à criação de produtos e a oferta de serviços temáticos.
Nesta última semana do mês ainda serão realizadas Feiras do Empreendedorismo:
Terça-feira (dia 25), às 13h, na E.M. Luiz Castanho;
Quarta-feira (dia 26) em dois horários, às 10h e às 13h, no Centro Social Urbano (CSU);
Quinta-feira (dia 27) em dois horários, às 9h30 e às 13h, na E.M. João Baroni;
Sexta-feira (dia 28) em dois horários, às 9h e às 13h, na E.M. Sagrados Corações.
Nesta segunda-feira (dia 24) a feira foi realizada pela manhã na Escola Municipal Prof. Dorothovio do Nascimento, com nova edição no período da tarde. Desde o dia 7, também já foram realizadas Feiras do Empreendedorismo nos Projetos Cavalgando para o Futuro e Chiquito Costa; nas Escolas Municipais Anália Franco, Dorival Teixeira, Leodete Silverio Joi, Luiza Parassu Borges e na Escola Municipal Rural Francisco Correa.
A coordenadora do Cavalgando para o Futuro, Jaqueline Bernardes, destaca que o JEPP planta a semente do empreendedorismo nos alunos, que se demonstram muito motivados com o projeto. “Para cada ano é trabalhado um assunto e dentro da temática eles vão se tornar empreendedores, finalizando o ciclo com a Feira, em que apresentam para a comunidade e geram renda para comprar mais produtos para seguirem desenvolvendo e para comprar materiais para eles mesmos”, ressaltou.
Jaqueline explica que, conforme o ano em que os alunos estão, trabalham com o plantio de temperos, produção de brinquedos a partir de reciclagem, desenvolvimento de quadros e maquetes e elaboração de receitas.
No Projeto Cavalgando para o Futuro, ao longo do ano os alunos têm também aulas de Karatê e flauta. Neste ano, foram oferecidas ainda aulas de esmaltação e manicure. Na quinta-feira, 27, às 19h, a unidade realizará mais um evento aberto à comunidade, em que os alunos farão apresentação sobre as diversas temáticas que aprenderam neste ano e será também uma nova oportunidade de as pessoas comprarem produtos que os alunos confeccionaram a partir do projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae. O Cavalgando para o Futuro fica na Av. 27, 0601, no Cristiano Carvalho.
Fonte: https://l1nk.dev/i2P4D
